top of page

Conselheiro Licurgo Mourão participa de Seminário Internacional nas comemorações dos 200 anos do Senado Federal

O Seminário Internacional “Democracia e Novas Tecnologias: Desafios da Era Digital” aconteceu em Brasília de 25 a 27 de março de 2024

 

O seminário tratou dos impactos das novas tecnologias sobre a sociedade e, em especial, sobre o funcionamento das instituições democráticas. Uma vez que trabalham com base na informação e na comunicação, as tecnologias digitais influenciam grandemente a sociedade em geral, proporcionando mudanças em todas as áreas. É por este motivo que as mudanças resultantes da incorporação de novas tecnologias, especialmente no que diz respeito às instituições democráticas, têm recebido muita atenção pelo mundo.


Licurgo Mourão no Seminário Internacional “Democracia e Novas Tecnologias”


O principal objetivo do seminário foi a promoção do debate a respeito das atuais transformações sociais devidas ao uso disseminado das tecnologias digitais para identificar desafios e caminhos no intuito de garantir benefícios e proteção contra riscos e ameaças decorrentes do novo cenário tecnológico.


Professor Ugo Pagallo, da Universidade de Turim


O primeiro dia foi aberto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que falou sobre a importância de se debater os riscos e a oportunidades do uso da tecnologia para o “presente e o futuro da democracia”. Em seguida, o renomado professor e sociólogo espanhol Manuel Castells proferiu aula magna sobre “A Política na Sociedade Digital”, discutindo a comunicação na era digital e os riscos da desinformação. Segundo o professor, as plataformas digitais ampliam os efeitos da polarização na sociedade, não sendo a causa dela e nem da crise de legitimidade do processo político. Nos dois dias que se seguiram, painéis e conferências, que contaram com a participação de nomes nacionais e internacionais, debateram importantes temas como valores fundamentais, democracia, trabalho, inteligência artificial, inovações e campanhas eleitorais. Os painéis contaram com sessões de perguntas e respostas, com professores, jornalistas, influenciadores digitais e estudantes participando como agentes de mediação.


Participantes do Seminário Internacional nos 200 anos do Senado Federal


A grande importância desses debates está no fato de que o combate ao mau uso das novas tecnologias não pode ficar no caminho dos avanços em favor da própria democracia. É preciso que haja a união de todos na busca de respostas para os desafios que se apresentam.



bottom of page