top of page

Conselheiro Licurgo Mourão se faz presente na solenidade de posse do conselheiro Durval Ângelo Andrade como presidente da instituição para o biênio 2025-2026

Atualizado: 21 de mar.

Na quinta-feira, 13 de fevereiro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizou a solenidade de posse do conselheiro Durval Ângelo Andrade como presidente da instituição para o biênio 2025-2026. O evento, realizado no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, foi marcado pela presença massiva de servidores, representantes da sociedade civil, professores, estudantes e de diversas autoridades de todos os poderes e esferas da República. 


O novo presidente do TCE-MG, conselheiro Durval Ângelo.
O novo presidente do TCE-MG, conselheiro Durval Ângelo.

O conselheiro Durval Ângelo assume a presidência do TCE-MG com um compromisso firme com a promoção dos direitos humanos e a fiscalização das políticas públicas. Com uma visão clara e inovadora, o novo presidente destacou que sua gestão será guiada pelo lema “Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: transformando controle em resultados”, com diretrizes voltadas para a utilização da inteligência artificial, foco nas políticas públicas destinadas àprimeira infância, mesa de conciliação (Justiça Restaurativa), agenda de temas prioritários, transparência e controle.

 

Durval Ângelo Andrade ingressou no TCE-MG como conselheiro em 2018, após ser indicado pelo então governador Fernando Pimentel. Com uma trajetória política sólida, foi deputado estadual por seis mandatos e presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por 12 anos. Sua experiência e dedicação aos direitos humanos são amplamente reconhecidas e continuarão a guiar sua gestão, na qual pretende implementar uma gestão transformadora e inclusiva.

 

A esquerda da foto, o conselheiro e novo vice-presidente do TCE-MG, Agostinho Patrus; ao centro o conselheiro Durval Ângelo, novo presidente do TCE-MG; e a esquerda o conselheiro Gilberto Diniz, que assume a Corregedoria.
A esquerda da foto, o conselheiro e novo vice-presidente do TCE-MG, Agostinho Patrus; ao centro o conselheiro Durval Ângelo, novo presidente do TCE-MG; e a esquerda o conselheiro Gilberto Diniz, que assume a Corregedoria.

Na mesma solenidade, foi empossado o conselheiro Agostinho Patrus como vice-presidente do TCE-MG. O novo vice-presidente tomou posse como conselheiro em fevereiro de 2023, trazendo consigo uma vasta experiência no Legislativo mineiro. Ele presidiu o Parlamento de Minas Gerais no biênio 2019-2020 e foi reeleito, por unanimidade, para mais dois anos de mandato (2021-2022). Durante sua trajetória na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho liderou o Bloco Compromisso com Minas Gerais, foi vice-presidente da Comissão de Administração Pública e presidiu a Comissão Extraordinária das Barragens.

A tríade da nova administração do Tribunal de Contas mineiro se completa com o conselheiro Gilberto Diniz, que assume a Corregedoria, após concluir seu trabalho na Presidência. 

 

Em pronunciamento à imprensa, o Conselheiro em exercício Licurgo Mourão afirmou que estava honrado em participar da solenidade que inaugura um novo tempo na Corte de Contas mineira, no qual a igualdade de gênero, o combate à discriminação e o foco na efetividade das políticas públicas será a tônica nos anos vindouros.

 

Na foto ao centro o conselheiro em exercício Licurgo Mourão, ao lado dos conselheiros em exercício Hamilton Coelho e Telmo Passareli, o conselheiro substituto Adonias Monteiro e conselheiro decano Mauri Torres.
Na foto ao centro o conselheiro em exercício Licurgo Mourão, ao lado dos conselheiros em exercício Hamilton Coelho e Telmo Passareli, o conselheiro substituto Adonias Monteiro e conselheiro decano Mauri Torres.

Entre outras autoridades, também estiveram presentes na solenidade o conselheiro decano Mauri Torres; os conselheiros em exercício Hamilton Coelho e Telmo Passareli, o conselheiro substituto Adonias Monteiro, o procurador geral do Ministério Público de Contas Marcílio Barenco, o subprocurador Daniel de Carvalho Guimarães; as procuradoras Maria Cecília Borges, Elke Andrade, Sara Meinberg e Cristina Melo e o procurador Glaydson Massaria; o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela; a ministra-substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo; o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador federal VallisneyOliveira; o defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso de Magalhães; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho.

 

A união de Durval Ângelo Andrade, Agostinho Patrus e Gilberto Diniz promete fortalecer ainda mais o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, levando a instituição a novos patamares de excelência. Juntos, eles se comprometem a transformar a fiscalização em resultados concretos, promovendo uma gestão pública eficiente e inclusiva, mantendo os altos índices de produtividade que ostenta a Corte de Contas mineira, a maior do país.


Algumas fotos da solenidade

Comments


  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page