top of page

Conselheiro Licurgo Mourão debate as perspectivas e desafios da IA em conferência no Canadá

A 6th Internacional Conference on Public Policy aconteceu em junho de 2023, em Toronto



Aconteceu em Toronto, no Canadá, no período de 27 a 29 de junho de 2023, a 6th Internacional Conference on Public Policy (ICPP6), ação organizada pela International Public Policy Association (IPPA) e sediada na Toronto Metropolitan University’s Faculty of Arts. O evento ofereceu sessões plenárias com renomados pesquisadores internacionais, que puderam apresentar seus trabalhos.


O Conselheiro substituto Licurgo Mourão, do Tribunal de Contas de Minas Gerais, apresentou aos participantes o trabalho Artificial Intelligence, work and sustainability: perspectives and challenges, que compôs o painel Exploring Technologies for Policy Advice, coordenado pelos professores M. Ramesh e Araz Taeihagh, ambos da National University of Singapore.


Banner da apresentação do Conselheiro substituto Licurgo Mourão no ICPP6


Em sua apresentação, o Conselheiro abordou questões relativas ao avanço da inteligência artificial (IA) e da automatização no mundo contemporâneo, bem como os impactos das mudanças já observáveis no mundo do trabalho, do controle da administração pública e os desafios presentes e futuros.


Definida como o uso de computadores e equipamentos para a criação de máquinas que reproduzam ou imitem comportamentos humanos, a IA compreende também a criação de equipamentos e softwares que exigem inteligência para executar ações de modo autônomo e independente, podendo aprender e se adaptar às mudanças do seu entorno com rapidez. Segundo o Conselheiro Licurgo Mourão, o tema levanta polêmicas pelo fato de a IA, sendo um avanço tecnológico previsível e desejável, ao mesmo tempo ameaçar a mão de obra humana em muitos setores do mercado, levando até à extinção de algumas profissões. Isso porque o mundo moderno exige agilidade, velocidade e eficiência, e a IA se tornou uma ferramenta indispensável para as entidades que quiserem se manter competitivas e atuantes no mercado.


Licurgo Mourão entre os participantes do painel Exploring Technologies for Policy Advice


A IA evolui constantemente e de forma exponencial, atendendo às demandas de rapidez e eficiência na oferta de produtos e prestação de serviços. Por outro lado, ocupa postos de trabalho antes preenchidos pelo homem, cuja capacidade cognitiva e de processamento de informações não evolui com a mesma velocidade. Nesse sentido, as novas tecnologias podem ampliar as desigualdades sociais e econômicas em nível global, o que demandaria dos governos a implementação de medidas mitigadoras de problemas sociais como a renda básica universal.


Licurgo Mourão e Lorena Mourão no ICPP6 Toronto


Ao encerrar sua apresentação, o Conselheiro Licurgo Mourão chamou a atenção para algumas diretrizes éticas que podem tornar confiável um sistema de inteligência artificial, como a do bem-estar e desenvolvimento sustentável, respeito aos direitos humanos e aos valores democráticos, bem como à privacidade e à proteção de dados e aos direitos trabalhistas internacionalmente reconhecidos, por exemplo.


Conselheiro Licurgo Mourão em sua apresentação no ICPP6 Toronto

bottom of page