Licurgo Mourão participa de Encontro de Juristas na Ilha da Madeira
- @licurgo_mourao
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
Evento aborda o tema Direitos Humanos e seus reflexos nas políticas públicas, na justiça e no magistério jurídico e reúne representantes dos tribunais de contas e do judiciário
No dia 22 de janeiro, em Funchal, na Ilha da Madeira, teve início o 19º Encontro Internacional de Juristas, em celebração aos 25 anos da Rede Internacional de Excelência Jurídica. Nesta edição, o evento tematizou os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Conselheiro substituto Licurgo Mourão marcou presença no encontro, junto a diversas autoridades de tribunais de contas e do judiciário do Brasil, da Grécia e de Portugal, além de outros profissionais do Direito.

Conselheiro Licurgo Mourão com Leonardo da Silva Alves, que presidiu os trabalhos
O evento contou com a participação de profissionais de diversos países, possibilitando integrar os setores envolvidos na afirmação de garantias fundamentais à humanidade. Um ato solene deu início ao encontro, no Centro de Eventos do Hotel Porto Mare. Na mesa de abertura, o presidente do Tribunal de Contas português, José Tavares, o presidente do Governo da Região Autônoma da Madeira, Miguel Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes Lima, entre outras autoridades.
A Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) se fez representar por seu presidente, o Conselheiro Cezar Miola, e o TCEMG pelos Conselheiros Licurgo Mourão, Wanderley Ávila, Durval Angelo e José Alves Viana, além dos Procuradores do Ministério Público de Contas Marcílio Barenco, Daniel Guimarães e Elke Moura.

Representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, da esquerda para a direita: Conselheiro Licurgo Mourão, Procurador Daniel Guimarães e esposa, Procuradora Elke Moura, Conselheiro José Alves Viana e esposa e Procurador Marcílio Barenco. Ainda, o Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Conselheiro José Tavares (centro), e a Conselheira do Tribunal de Contas da Grécia Ana Papapanagiotou
Os trabalhos prosseguiram no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira nos dias 23 a 25, pela manhã. Na mesa e na tribuna estiveram advogados, desembargadores e professores da área do Direito, propondo debates sobre temas relevantes. A título de ilustração, as cautelas do controle no exame de casos concretos, reflexão feita pelo Conselheiro Antonio de Carvalho Malheiro, do Tribunal de Contas do Estado do Acre, e a exposição sobre o dilema na judicialização da saúde, do Conselheiro Luiz Eduardo Cherem, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Conselheiros (da esquerda para a direita) José Alves Viana, Wanderley Ávila e Licurgo Mourão, do TCEMG, e o jurista e escritor Dr. Kiyoshi Harada
Além das palestras, o evento contou com entrevistas e lançamento de livros. A Procuradora Elke Moura, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, fez a apresentação da obra Desafios Universais dos Direitos Humanos, escrita com a colaboração de 16 autores do Brasil, Itália e Espanha.
Os participantes foram recepcionados na sede do Tribunal de Contas da Madeira e na presidência da Ordem dos Advogados.
Licurgo Mourão participa de Encontro de Juristas na Ilha da Madeira
Professor Licurgo Mourão participa do 5º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública
Commentaires